Sem categoria

Grandes guitarristas gaúchos (parte 2)

Grandes guitarristas gaúchos (parte 2)        

 por Rogério Ratner  

Continuando nossa saga sobre os ases das seis cordas gaúchos, vão aí mais alguns perfis

 – O guitarrista Ciro Moreau começou a tocar profissionalmente em 86, gravando jingles com Galileu Arruda. No ano seguinte, incentivado pelo baixista Renato Mujeiko, passou a atuar como acompanhante de cantores do cenário da música pop gaúcha, tais como  Dedé Moreno (Jah Mai),  Silvana Cruz e Alex Alano. Em 90, surge o primeiro trabalho instrumental com o grupo Jazz Noir (com Dante Jr., Mário Carvalho, Herbert Lobato, depois substituído por Kiko Freitas, e Vitor Peixoto). Em 92 , com o show coletivo  “Projeto Guitarra Instrumental” ganha o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo em Música Instrumental, ao lado dos guitarristas Daniel Sá e Marcelo Corsetti. Ainda neste ano apresentou-se acompanhado de sua banda formada por Amauri Iablonovsky, Henrique Kunz, Kiko Freitas, Renato Mujeiko e Edinho Espíndola em diversos locais de Porto Alegre. Em 96, Ciro conquistou o prêmio de Melhor Arranjador no 1º Festival de Música Instrumental do RS, com o tema “Cadê a Sanfona?”. Em 98, produziu com o baixista Mário Carvalho o cd do sexteto instrumental Open Station  (formado por AMAURI IABLONOVSKY – sax alto/tenor e flauta; CIRO MOREAU – guitarras, violões, arranjos; FERNANDO DO Ó – percussão; MÁRIO CARVALHO – baixo e arranjos; MICHEL DORFMAN – teclados e RONI MARTINEZ – bateria). O Open Station é uma banda que faz um jazz fusion e brasileiro da maior qualidade. Lançou um CD – super elogiado (com toda a justiça), devido à sua alta qualidade, tanto em termos de composições, quanto de arranjos e performances dos instrumentistas) – em 1998. O show de lançamento do CD foi no Salão de Atos da UFRGS, e contou com um público cativo e empolgado. A partir daí, Ciro seguiu atuando como produtor e músico, participando de shows e gravações com vários artistas: Jah Mai, Rogério Ratner, Renato Mendonça, Maynardt, Fernanda Xavier, Paulo Gaiger, Renato Guimarães, Guito Thomas, Os Waldos e a Aranha, Danni Calixto, Rafael Brasil, Lúcia Severo, Mônica Tomasi, Magic Soul, Cristina Sorrentino,Muni, entre outros. Além do grande domínio do instrumento, Ciro caracteriza-se pelo domínio de diversas linguagens musicais, sendo um verdadeiro mestre das seis cordas, de nível internacional. Para ouvir Ciro em participações e composições próprias: www.soundclick.com/openstation www.luciasevero.com.brwww.dannicalixto.comwww.musicexpress.com.br/artista.asp?Artista=356 (com Rogério Ratner)www.soundclick.com/ciromoreau   

– Bebeco Garcia é um guitarrista riograndino de pegada forte, que esmerilha sua guitarra blueseira/stoneana  com muita emoção, e faz o ouvinte viajar no seu som. Nos anos 70, Bebeco tocou na banda de Rio Grande “Farinha do Bruxo”, e, após, transferindo-se para Porto Alegre, na “Barra do Porto” (com Mutuca, Rogério Collares, Edinho Galhardi, Bugo Silveira…). Participou também da gravação do único disco lançado por Carlinhos Hartlieb, dentre outros trabalhos. Nos anos 80, formou a famosa banda “Garotos da Rua”, que gravou um compacto logo divulgado com muito sucesso, especialmente na Ipanema FM, com o hit “Sabe o que acontece comigo”, que de cara estourou. A rápida projeção do rock clássico stoneano com pitadas pop dos Garotos da Rua na mídia de Porto Alegre levou à contratação da banda pela gravadora RCA, para fazer parte da antológica coletânea “Rock Grande do Sul”. A banda lançou dois compactos e cinco LPs, sempre com muito sucesso, chegando a obter boa projeção em nível nacional, sendo que em 1999 a BMG lançou uma coletânea com os seus hits, dentro da coleção “Hot 20”. Com uma nova formação, sem Bebeco, os Garotos já lançaram um CD independente (essa nova fase dos Garotos pode ser conferida no site oficial http//www.garotosdarua.com.br ). Em carreira solo, Bebeco já lançou 4 CDs (“BbeCo. Aleluia Aleluia”, “Me chamam curto circuito”, “Bebeco e o Bando dos Ciganos” e “Confidencial), nos quais demonstra continuar sendo o mesmo compositor inspirado dos tempos do Garotos, além de espetacular guitarrista. Vale visitar a sua página oficial: http://www.bebecogarcia.hpg.ig.com.br , e escutar os sons, ver fotos, release, e tudo mais. 

– Outro grande guitarrista dos pampas é Maurício Barca. Maurício formou-se em Los Angeles pela escola Musicians Institute – GIT – onde estudou com os mais bem conceituados guitarristas do mundo como: Joe Diorio, Scott Henderson, Sid Jacobs, Daniel Guilbert, Ross Bolton, entre outros grandes nomes. No cenário gaúcho, já participou das bandas Venezia, Discovering e Sartriani Cover, além de acompanhar a cantora Daisy Foli e de trabalhos em parceria com outro grande guitarrista daqui, Jéferson  Marx. Também cumpre destacar sua atuação como professor de guitarra, no conceituada escola de música do IPA. Maurício é um guitarrista de grande técnica e destreza no instrumento. Além de grande músico,  atualmente vem desenvolvendo um trabalho juntando Música & Tecnologia, já que também está atuando na área de informática, na qual tem formação superior como Tecnólogo.
Ele é o cérebro e o coração por trás de uma das melhores páginas sobre música da internet brasileira (
http://www.nocabo.com/), que contém tudo que se possa imaginar num só lugar: rádio, TV, artigos, aulas de música e guitarra, perfis de músicos e entrevistas com os mesmos – incluindo muitos do centro do país e até de Portugal-, dicas de produção e o que mais for. Maurício também está se revelando um grande talento na “latinha”, pois ele e seus parceiros Renato Silva e Thomas Rosa estão mandando muito bem no programa Dbates, que vai ao ar via internet ao vivo, sempre com um excelente humor, além de que os caras deixam os entrevistados super à vontade. Basta entrar no site para ver tudo que o Maurício anda aprontando nas multimídias e escutar as suas brilhantes execuções de guitarra.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s